PERGUNTAS FREQUENTES
INTERCÂMBIO
Como funciona o Programa de Intercâmbio da Newton?
O Programa de Intercâmbio da Newton é um programa de intercâmbio acadêmico de graduação com duração de um semestre acadêmico, no qual estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da Newton podem estudar em uma de nossas universidades parceiras no exterior, livres de mensalidades e/ou taxas acadêmicas.
Quem pode participar?
Podem participar do Programa estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da Newton, maiores de 18 anos, que estejam entre o 2º (segundo) e o penúltimo período da graduação no momento da inscrição e possuam a proficiência necessária no idioma exigido pela universidade estrangeira.
Quais são os custos envolvidos?
Os custos envolvidos variam conforme uma série de fatores, sendo os principais o país e a cidade de destino, a cotação das moedas estrangeiras à época e o estilo de vida de cada um. Por causa dos nossos Acordos de Cooperação, o estudante é isento de pagar mensalidades e taxas acadêmicas, mas os demais custos, como passagens aéreas, hospedagem, alimentação e etc. são de total responsabilidade do estudante.
A Newton oferece bolsas ou ajuda de custo para a realização do intercâmbio?
No momento, não. O estudante não paga mensalidades ou taxas acadêmicas, mas precisa arcar com os demais custos envolvidos.
Quais as universidades estrangeiras disponíveis?
As universidades estrangeiras com as quais a Newton tem parceria podem ser consultadas no site do DRI, em https://dri.newtonpaiva.br/parcerias/.
Por que a Newton não tem parcerias com essa universidade específica, ou esse país específico?
Porque ainda não tivemos a oportunidade de conversar com mais universidades naquele país, ou alguma universidade em algum país com o qual ainda não firmamos parceria. O DRI está sempre interessado em ampliar nossa rede de parceiros. No entanto, infelizmente esse processo não é simples nem rápido.
Por que essa universidade parceira não tem vagas para o meu curso?
Existem duas possibilidades. Ou a universidade parceira não tem seu curso, ou não abriu vagas para intercambistas nele. Gostaríamos muito que todos os estudantes tivessem oportunidades em todas as universidades, mas quem define os cursos e o número de vagas disponíveis para o Acordo na universidade parceira é a própria universidade parceira.
Quando sai o Edital de seleção?
O Edital de seleção é lançado anualmente, no segundo semestre. As datas exatas variam de ano para ano, então é bom ficar de olho no site do DRI.
Como funciona o processo de seleção?
O processo de seleção, descrito em Edital, acontece em duas etapas. A primeira se trata de uma análise documental, na qual verificamos se você atende aos pré-requisitos para a participação. A segunda é uma etapa de entrevistas, nas quais avaliamos e pontuamos sua motivação para realizar o intercâmbio.
De que tipo de documentação vou precisar?
Para a inscrição no processo, você vai precisar da sua Declaração Acadêmica, do seu Histórico Acadêmico, de um Termo de Ciência e Compromisso e de um teste de proficiência, caso e conforme solicitado pela universidade estrangeira.
A Declaração e o Histórico Acadêmico podem ser obtidos gratuitamente em seu Sistema Acadêmico, na opção Relatórios. O Termo de Ciência e Compromisso é disponibilizado junto ao Edital na época da inscrição. O Teste de Proficiência, caso necessário, é realizado por instituições externas autorizadas a aplicá-los.
Para o andamento do processo, em caso de aprovação, os documentos necessários variam conforme o país e a universidade de destino, e serão informados para cada estudante conforme cada caso. O documento básico, independente do caso, é o Passaporte.
Que idioma preciso falar para fazer intercâmbio?
Vai depender de para qual universidade você deseja ir. Para universidades em Portugal, não é necessário falar nenhum outro idioma, a não ser que seja uma exigência da universidade para o seu curso. Para universidades na Espanha e na América Latina, é necessário falar Espanhol. Já para universidades nas demais localidades, é necessário falar Inglês, tendo em mente que você pode não ter tantas possibilidades de disciplinas oferecidas em Inglês nos países onde Inglês não é o idioma oficial.
Onde vou morar durante meu intercâmbio?
Algumas universidades estrangeiras possuem moradias estudantis, outras não. A escolha entre ficar em uma moradia estudantil ou alugar um quarto ou apartamento externo fica a critério do estudante.
A Newton auxilia na obtenção de Passaporte e vistos?
A Newton não oferece nenhum tipo de auxílio financeiro ou burocrático na obtenção desses documentos, tendo em vista que são documentos pessoais e emitidos por órgãos públicos responsáveis.
A emissão do Passaporte é realizada pela Polícia Federal. Para informações sobre o processo, consulte: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-passaporte-comum-para-brasileiro.
Os vistos são emitidos pela Embaixada ou Consulado do país de destino, conforme cada caso. Na ocasião da aprovação no Programa de Intercâmbio, o DRI informará para cada estudante a Embaixada ou Consulado responsável para que possa orientá-lo.
Durante o intercâmbio, posso cursar disciplinas de um curso diferente do meu?
Sim, desde que devidamente autorizado pela universidade parceira. O que você não pode é cursar disciplinas somente em um curso diferente do seu, ou cursar a maior parte das disciplinas em outro curso.
Posso trabalhar durante o intercâmbio?
Não. Os vistos de estudante para fins de intercâmbio geralmente não permitem que o estudante trabalhe durante o intercâmbio, e configurar vínculo empregatício pode acarretar em deportação. Em alguns casos específicos, é permitido que o estudante participe de atividades de estágio ou extensão na universidade de destino, desde que autorizado pela universidade e não prejudique o período de estudos.
Existe a possibilidade de estender meu intercâmbio?
Sim. Caso autorizado pela Newton e pela universidade estrangeira, é possível estender o período de intercâmbio por mais um semestre acadêmico. Porém, essa autorização depende de uma série de fatores que devem ser consultados durante o período de intercâmbio.
Vou conseguir dispensar disciplinas depois de voltar do intercâmbio?
Depende de cada caso. Para dispensar disciplinas, é necessário que a disciplina cursada no exterior tenha a ementa e a carga horária semelhantes às da disciplina correspondente na Newton. Para fazer a seleção das disciplinas, recomendamos que você procure as ementas das disciplinas que deseja fazer no exterior e converse com o coordenador do seu curso na Newton.
Sou estudante da pós-graduação. Posso fazer intercâmbio pela Newton?
Não. Os Acordos de Cooperação para intercâmbio da Newton são referentes à graduação. Para dúvidas e possibilidades para a pós-graduação, entre em contato com o Departamento de Relações Internacionais.
Sou egresso. A Newton tem alguma parceria para intercâmbio que me atenda?
Não. Os Acordos de Cooperação para intercâmbio da Newton são referentes a estudantes regularmente matriculados. Para dúvidas e possibilidades disponíveis para egressos, entre em contato com o Departamento de Relações Internacionais.
EMISSÃO DE DOCUMENTOS
Posso solicitar ao DRI a emissão de documentos acadêmicos?
Não. A emissão de documentos acadêmicos como Histórico, Declaração Acadêmica, Diploma e etc. é realizada pela Secretaria Acadêmica. Documentos acadêmicos devem ser solicitados à Secretaria, levando em consideração o prazo de 5 (cinco) dias úteis para Histórico e declarações e 30 (trinta) dias úteis para ementas de disciplinas, a contar do dia do pagamento da taxa administrativa.
Os únicos documentos emitidos pelo DRI são declarações referentes ao processo de intercâmbio e cartas de aceite para estudantes estrangeiros.
Preciso de documentos em idioma estrangeiro para um processo que estou participando. A Newton emite estes documentos?
Não. Todos os documentos da Newton são emitidos em Português. A Secretaria Acadêmica e o DRI não realizam traduções.
Preciso de uma carta de recomendação para um processo que estou participando em uma universidade ou empresa estrangeira. O DRI pode me fornecer esta carta?
Não. A carta de recomendação é um documento que trata de características ou habilidades pessoais do aluno ou egresso, que só podem ser informadas por alguém que tenha tido contato direto com este aluno e sua trajetória acadêmica. Cartas de recomendação devem ser solicitadas ao coordenador do curso ou a um professor com quem o estudante ou egresso tem ou teve mais contato, a depender do que está sendo pedido no processo.
TRADUÇÃO
O DRI faz tradução de textos e documentos?
Não. O que o DRI pode fazer, em caso de documentos acadêmicos e administrativos emitidos pela Newton, é certificar a tradução realizada pelo próprio estudante, por meio de carimbo e assinatura do Departamento, desde que não haja necessidade de tradução juramentada.
Em caso de necessidade de tradução juramentada, os únicos tradutores que podem realizar o serviço são aqueles com fé pública, registrados na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG). A lista pode ser acessada em: https://jucemg.mg.gov.br/pagina/37/tradutores-publicos-e-interpretes-comerciais.
Na ocasião de não haver tradutores registrados para o idioma que você precisa na JUCEMG, você pode procurar nas Juntas Comerciais de outros estados.
CERTIFICADOS
As atividades do DRI oferecem certificado de participação?
Sim. Todas as palestras e projetos do DRI oferecem certificado de participação.
Os certificados das atividades do DRI oferecem horas complementares?
Sim. Todos os certificados do DRI oferecem horas complementares. O protocolo para validação das horas complementares pode ser feito através do Sistema Acadêmico, na opção Requerimentos. Em caso de dúvidas sobre esse processo, entre em contato com a Secretaria.
Qual o prazo de recebimento dos certificados?
Os certificados das atividades não são emitidos pelo DRI, mas sim pelo setor de Extensão, e enviados pelo DRI. O DRI solicita os certificados no dia seguinte às atividades, e o setor de Extensão pede um prazo de até 60 (sessenta) dias para a emissão dos certificados.
Os certificados são enviados para os estudantes assim que são recebidos pelo DRI.
REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA
Obtive um diploma no exterior e quero voltar para o Brasil. A Newton pode revalidar meu diploma?
Não. Conforme diretrizes do Ministério da Educação (MEC), para que um diploma de ensino superior estrangeiro tenha validade no Brasil, o processo de revalidação deve ser feito por universidade brasileira pública, que tenha curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente. Para informações sobre o processo consulte o site do MEC: http://portal.mec.gov.br/revalidacao-de-diplomas.
Sou egresso da Newton e quero revalidar meu diploma no exterior. A Newton pode me auxiliar no processo?
Sim. A Newton pode te auxiliar com informações básicas e fornecimento de eventual documentação acadêmica necessária ao processo, como por exemplo, o Histórico Acadêmico. É importante lembrar, porém, que se trata de um auxílio, e não temos obrigações senão documentais.
Quanto tempo demora a revalidação?
A revalidação de diplomas estrangeiros no Brasil costuma demorar, em tramitação regular, por volta de 180 dias. Esse tempo pode variar conforme a universidade que realizará a revalidação. Para mais informações, consulte o site do MEC (http://portal.mec.gov.br/revalidacao-de-diplomas) e a página da universidade pública na qual você pretende realizar a revalidação.
No caso da revalidação de diplomas brasileiros no exterior, o tempo de tramitação depende de cada país e dos processos adotados. O processo pode demorar, comumente, entre 4 meses e 2 anos. Para informações específicas, contate a Embaixada ou o Ministério da Educação do país no qual você pretende realizar a revalidação.
Solicitei auxílio da Newton no meu processo de revalidação. Qual é o prazo de resposta?
Devido às diferentes demandas e atividades do setor, o DRI não tem um prazo fechado de resposta. Assim que você entrar em contato conosco, responderemos o mais rápido possível, dentro das prioridades do setor no momento. Em caso de precisarmos nos envolver de alguma forma no processo, como enviar documentos e informações para alguma universidade ou órgão do processo de revalidação, pedimos um prazo mínimo de 30 dias.
É importante ressaltar que nesses casos, o processo não passa unicamente pelo DRI, muitas vezes passando também por outros setores, que também tem demandas, fluxos e prazos próprios. Em caso de documentação acadêmica específica, é necessário contatar a Secretaria Acadêmica.
O prazo para emissão de Histórico Escolar e declarações, pelo setor da secretaria geral, é de 5 dias úteis, a contar do pagamento das taxas administrativas, e para ementas de disciplinas, é de 30 dias úteis, a contar do pagamento da taxa administrativa. As solicitações devem ser realizadas por meio do Sistema Acadêmico ou através do site da Newton, na opção Fale com a gente (https://newtonpaiva.br/fale-conosco/).